Seleção dos alunos será feita pela PROPPG
O IFPA foi contemplado com Bolsas Sandwish na Graduação, cedidas pelo programa Ciências sem Fronteiras. As bolsas beneficiarão alunos da instituição, os quais poderão estudar em universidades de excelência nos estados Unidos.
As bolsas devem ser dirigidas para as melhores universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica do mundo. Preferencialmente para as que incluam estágios em laboratórios de pesquisas ou em empresas inovadoras.
SELEÇÃO DOS ALUNOS
O gerenciamento dos alunos da instituição a serem contemplados pelas bolsas será feito pela pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação do IFPA (PROPPG). Segundo o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Otávio Rocha, será realizado um processo seletivo interno para escolher os bolsistas.
Deverão ser selecionados alunos envolvidos em programas de iniciação científica e tecnológica e que tenham concluído as disciplinas necessárias para o bom aproveitamento dos estudos no exterior. Os critérios de seleção devem priorizar o desempenho acadêmico do candidato e a qualidade da instituição de destino em sua área de estudo. Os alunos devem ter conhecimento suficiente do idioma para o desenvolvimento das atividades na instituição de destino.
ACERVO DE PESQUISAS
O IFPA entrou na relação de instituições beneficiadas pelas bolsas em virtude da quantidade de produção científica da instituição. De acordo com o Otávio Rocha, a instituição possui muitos projetos financiados pelo Pibic e pelo Pibid. As pesquisas são desenvolvidas tanto por professores quanto por alunos.
Na primeira concessão feita pelo CNPq, as bolsas são destinadas a alunos envolvidos em programas de iniciação científica e tecnológica, visando aperfeiçoar a formação do discente no exterior. Além disso, o Ciências sem Fronteiras pretende estimular as competências e habilidades dos alunos para o desenvolvimento científico e tecnológico, o empreendedorismo e a inovação. Outras bolsas serão concedidas pela CAPES para alunos com bom desempenho no Enem e aos premiados em olimpíadas científicas e concursos temáticos, incluindo ingressantes no Ensino superior pelo Prouni, SISU ou vestibulares.
Por Luiz Cláudio Fernandes
FONTE: http://www.ifpa.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1379%3Aifpa-recrutara-alunos-para-estudarem-nos-estados-unidos&catid=135%3Adestaques&Itemid=467&lang=pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário