Montevidéu, 27 dez (EFE). - O Governo uruguaio decidiu nesta segunda-feira adotar o modelo japonês-brasileiro para a televisão digital por questões “geopolíticas”, desprezando o europeu, informou o ministro das Relações Exteriores, Luis Almagro.
A decisão da Administração do presidente José Mujica representa uma mudança de posição em relação ao anúncio feito pelo ex-presidente Tabaré Vázquez, quem governou o país entre 2005 e 2010, que preferia o sistema europeu.
Almagro disse em entrevista coletiva que a escolha se deve a razões “geopolíticas” e “com o objetivo de dar prioridade às relações com o Mercosul”, o bloco regional integrado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Na América Latina, Costa Rica, Venezuela, Equador, Argentina, Chile e Peru elegeram o formato japonês-brasileiro em vez do europeu DVB e do americano ATSC; enquanto Colômbia e Panamá optaram pelo padrão europeu de televisão digital.
Nos últimos anos, várias delegações estrangeiras visitaram Montevidéu para mostrar as vantagens tanto do sistema de televisão digital japonês, que o Brasil impulsiona na região, como do europeu.
Os visitantes prometeram às autoridades uruguaias investimentos, ajudas técnicas e tecnológicas, além de outros benefícios. EFE
FONTE: Yahoo!