Mulheres ocupam apenas 24% dos postos de trabalho em ciência, tecnologia, engenharia e matemática
Guilherme Gorgulho
Um estudo do Departamento de Comércio dos Estados Unidos mostra que as mulheres ocupam apenas 24% dos postos de trabalho em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês) e ganham em média 12% menos do que os homens nessas carreiras. O documento "Women in STEM: A Gender Gap to Innovation", publicado em 3 de agosto, foi feito com base em dados de 2009, mas mostra que o desequilíbrio vem se mantendo constante na última década, apesar do aumento da presença de mulheres no ensino superior em STEM.
"As conclusões oferecem claras evidências da necessidade de se estimular e apoiar as mulheres de STEM com o objetivo de garantir a equidade de gêneros. Dada a alta qualidade e os bons salários nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, há uma grande oportunidade de crescimento em STEM para garantir nos Estados Unidos a competitividade, a inovação e os empregos do futuro", destaca o estudo.
O Departamento de Comércio aponta que, nas carreiras em geral, as mulheres respondem por 48% dos empregos, índice que cai pela metade quando se refere às carreiras de STEM. Além disso, destaca o estudo, as mulheres com formação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática têm uma probabilidade menor de atuar em postos de trabalho de STEM do que seus colegas do sexo masculino. Essas profissionais tendem a ocupar postos nas áreas de educação ou de saúde, destaca o estudo.
FONTE: http://www.inovacao.unicamp.br/noticia.php?id=1019
Nenhum comentário:
Postar um comentário