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Dicas para a vitória


Elaborando seu Currículo
Quem, nos dias de hoje, não se interessa por ter um currículo bem feito?
Além de constituir um importante instrumento para a divulgação, um bom currículo subsidia seu proprietário com argumentos valiosos em uma entrevista. O Currículo Vitae, que significa curso da vida, é diferente para cada pessoa porque cada um vive experiências de forma única.
Importante compreender logo que não há uma receita para "melhoria da aparência de um currículo" porque a qualidade do CV (apelido carinhoso que o documento recebeu) ficaria comprometida, se tratada só na superfície. Na verdade um bom CV tem que ter alma!
Ao invés de apenas listar atividades e funções, ele deve contar o que você realizou de valor, mostrando, assim, o que você está pronto para entregar. E a melhor maneira de redigí-lo é contando as situações vividas. Portanto, não caia na armadilha do: "Habilidade em liderança" ou, "Capacidade de trabalhar em equipe", frases que soam vazias porque não há um fato que comprove estes comportamentos. Prefira, por exemplo, "10 anos de experiência na liderança de equipes de vendas em indústrias farmacêuticas em âmbito Brasil".
Dicas
Considerando que o currículo tem por objetivo lhe apresentar, é bom que as pessoas consigam compreender sobre o que você está falando. Clareza, objetividade, português correto, lógica na disposição de idéias, são requisitos básicos.
Preparando-se
Separe a carteira profissional, acione colegas, consulte seus guardados e levante as empresas por onde passou, cargos que ocupou, períodos em que ficou em cada cargo e empresa, cursos, trabalhos no exterior e demais realizações importantes. Use Papel A4 ou Carta, letra preta, corpo 11 ou 10,5 . Dados reunidos, mãos a obra.
Escreva primeiro a Identificação e os dados pessoais:
Nome, endereço (completo com CEP), email e telefones (com prefixo)
Nacionalidade, data de nascimento, estado civil e número de filhos.
Em seguida coloque o título: sua área de atuação. Como as empresas adotam nomenclaturas diferentes, escrever um cargo pode ser um limitador.
Agora um item importante, uma introdução, um resumo de todas as suas experiências: as Qualificações. Este item deve trazer seus diferenciais de carreira, suas vivências e conhecimentos de modo geral. É uma espécie de "telegrama", que pode decidir a leitura do restante do currículo.
Se você fala outros idiomas aqui é um bom lugar para colocar, juntamente com a formação acadêmica, se ela for um diferencial. Dependendo da sua trajetória e de seus objetivos pode ser interessante escolher um currículo do tipo cronológico ou um do tipo funcional.
A diferença é que o cronológico privilegia a evolução da carreira (cargos ocupados e promoções) enquanto que o funcional dá ênfase as experiências e conhecimentos adquiridos, independente dos cargos ocupados.
Qualquer que seja sua escolha, as "Principais Realizações" estarão incluídas. Para construí-las é necessário que você considere para cada realização a seguinte equação:
desafio/problema/contexto/meta + sua ação específica = resultado obtido
As "Principais Realizações" funcionam como uma prova de que você cumpriu com êxito o que foi contratado para fazer. Podem ser escritas separadamente ou junto com a descrição de cargos. 
Se você escolheu o CV funcional, agora é a vez do Histórico Profissional que trará apenas o registro das empresas, cargos e períodos. Se você escolheu o CV Cronológico deverá então mudar o título para Experiência Profissional porque além dos registros, também fará a descrição dos cargos mais recentes.
Importante: no CV a ordem é: do mais recente para o mais antigo, ou seja, comece pela última empresa onde trabalhou, último cargo ocupado, última graduação, etc.
Enfim os Cursos. Escolha aqueles que valorizem a sua carreira. Se o leitor chegou até aqui, ele busca um complemento interessante, não estrague tudo citando o curso de datilografia, que apesar de lhe ajudar a digitar rápido, vai passar a idéia de que você é pré-histórico.
O que não vai no currículo
  • Fotografia – Só se você for modelo e estiver enviando um book.
  • Data e assinatura – Para quê? No cv não vai nada desnecessário.
  • Papel colorido – Não adianta, você não vai ser escolhido por que o papel é diferente.
  • Viagens a passeio – Pode ser que você tenha gostado muito, mas realmente  não interessam para o recrutador
  • Documentos – Desnecessário e perigoso, pois o CV pode chegar a mãos não idôneas.
  • Referências –Passar o telefone e email das pessoas as expõe desnecessariamente. Deixe para fazer isso quando estiver adiantado num processo seletivo e souber exatamente para quem você forneceu os dados.
  • Pretensão salarial – Jamais. Como você pode pretender ganhar um valor se saber qual é o trabalho a fazer? Espere pela entrevista.
  • Símbolos como: telefones e estrelas – O uso pode comprometer a mensagem profissional que o documento deve passar.
Finalmente, para evitar que você entre em total desespero minutos após começar a disparar seu currículo, antes soltar a “fera” faça o seguinte:
  • * Passe o corretor ortográfico – erros de português são imperdoáveis.
  • * Confira seus telefones e emails – se trocar um número ou uma letrinha já era.
  • * Peça a alguém que faça uma leitura minuciosa – com tanto copy and paste, pode ser que você tenha deixado alguma frase sem sentido.
Fonte: Administradores.com.br
ETIQUETA EMPRESARIAL: QUEM PRECISA DELA?
Todo contato profissional é feito por meio de relações interpessoais. As correntes estruturalistas e behavioristas ensinam que as pessoas respondem à forma como são tratadas. Se tratarmos os outros com cortesia, simpatia e atenção, certamente, receberemos o mesmo tratamento.
Em contrapartida, se cometemos uma gafe e, mesmo inadvertidamente, desconsideramos alguém, estamos na circunstância de perdermos um cliente, um grande negócio, um importante aliado e até um amigo.
Competindo por um lugar no mercado de trabalho, estão duas pessoas de igual capacitação técnica. Com certeza, terá mais chance de sucesso aquela que melhor souber se apresentar e tratar as pessoas.
Como diz Mary Alden Hopkins no livro Tirando Proveito da Cortesia, "O conhecimento e a prática das normas que regem o comportamento no mundo dos negócios geram benefícios imediatos, facilitam o trato com clientes, ajudam os executivos a se portarem com confiança e naturalidade em qualquer circunstância da vida social e profissional, melhoram o relacionamento entre colegas e chefes e subordinados e se refletem de maneira positiva em todas as áreas da empresa".
O Carnegie Institute of Technology analisou dados de 10.000 pessoas e concluiu que 15% do sucesso delas se deve a treinamento técnico, inteligência e habilidade. Outros 85% obedecem a fatores de personalidade e habilidade de conduzir pessoas com sucesso.
Quando o Departamento de Orientação Vocacional da Universidade de Harvard realizou um estudo de milhares de homens e mulheres que haviam sido despedidos de seus empregos, descobriu que de cada três pessoas que haviam sido despedidas por não cumprirem com seus trabalhos, duas o foram por não terem conseguido sucesso no seu relacionamento com os demais.
E esta porcentagem é ainda maior num estudo conduzido pelo pesquisador americano Albert Edward Wiggan. Nele, de 4.000 pessoas que perderam emprego num ano, somente 10%, ou seja, 400, fracassaram por incompetência; 90% fracassaram por não terem desenvolvido personalidade para ter sucesso no relacionamento com as pessoas.
Um programa de treinamento em Etiqueta Profissional e Marketing Pessoal capacita as pessoas a dominarem os códigos de conduta em escala global. Elas aprendem as formas corretas de cumprimentar as pessoas, fazerem apresentações, vestirem-se e se comportarem durante entrevistas de emprego. O treinamento também faz com que as pessoas aprimorem seu processo de comunicação, aprendendo a ouvir e falar na hora certa, e com a entonação adequada. Aprendem a tirar melhor proveito dos recursos eletrônicos, como telefone, vídeo-conferência e e-mail.
São ensinadas as melhores técnicas para criticar obtendo resultados positivos, transformar reclamações em vendas e lidar com colegas e clientes de temperamento difícil, apresentar idéias e projetos com eficiência, conduzir reuniões, contornar o assédio sexual e muitas outras ferramentas que ajudam a incorporar atitudes e posturas apropriadas a cada atividade profissional. Isso possibilita a adesão a códigos que respeitam os interlocutores como pessoas, com suas individualidades.
Hoje em dia, ter boas maneiras não é foco apenas de diplomatas apegados a protocolos e nem de madames que aparecem nas colunas sociais. As grandes corporações são os maiores clientes das consultorias de Etiqueta Profissional. Os executivos destas empresas, embora a maioria seja portadora de MBA em universidades estrangeiras, fluente em vários idiomas e possuidora de reconhecido saber técnico, sentem enormes dificuldades quando saem da frente de seus computadores e precisam se relacionar com o mundo. Como não dominam a arte de se comportar corretamente em todas as ocasiões, ficam claros os erros que cometem. E estes erros se tornam visíveis na aparência pessoal, nos gestos, na entonação e no palavreado, passando depois para os modos, apertos de mão, trocas de cartões de visita, conduta em elevadores e mesas de restaurantes, uso do telefone convencional e celular e outros.
As pessoas que não dominam estas noções de etiqueta, na maioria das vezes, nem se dão conta das gafes que cometem, embora denunciem sua falta de traquejo e refinamento, prejudicando sua carreira e arranhando a imagem da empresa em que trabalham.
O mundo de hoje é dos positivos, dos que fazem, dos que se comprometem, dos que se engajam em causas justas, dos que têm opinião, dos pró-ativos e dos que têm vontade de aprender, crescer e serem mais e melhores. E, acima de tudo, o mundo atual é dos que sabem que não farão isso sozinhos, e que precisam contar sempre com a colaboração de outras pessoas. Estas pessoas, certamente, não dispensarão a etiqueta como poderosa aliada em sua trajetória rumo ao sucesso pessoal e profissional.
Eu só trabalho aqui
Eu não acreditava no que estava ouvindo!
Eu perguntei à pessoa que atendeu uma coisa, duas coisas, três coisas a respeito da empresa e da loja, dos produtos que vendia. Ela não sabia quase nada! Quando disse a ela que ela parecia não conhecer muito sobre a própria empresa, ela respondeu:
“- Eu só trabalho aqui...”
Parece mentira mas há pessoas que realmente são colocadas na loja,  e não recebem sequer um mínimo de treinamento. Quando muito são “adestradas” em dizer “bom dia” ou “boa tarde”. Ou mesmo no uso de um equipamento telefônico,  mas não se lhes é explicado o que é a empresa, a loja, qual a sua linha completa de produtos ou serviços, o que ela realmente faz, quem são seus principais clientes, quem são as pessoas com as quais mais se relaciona, quem são os principais fornecedores, etc.
As pessoas são colocadas a trabalhar sem que passem por um treinamento de integração com os demais funcionários, o que a empresa ou loja pretende ser no futuro, se faz ou não parte de uma cadeia de lojas, de franquia. Se franquia ou filial, quem é o franqueador, de onde vem, como é nos outros lugares, etc., etc.. Se é uma empresa que tem franqueados, quem são esses franqueados. Se tem filiais, onde estão, como são, etc. Não são apresentadas formalmente à própria marca, não fazem degustação ou experimentam os produtos que a empresa fabrica e comercializa. São simplesmente jogadas em situação de trabalho e por isso não sentem-se comprometidas com a empresa e só podem dar a resposta que a atendente me deu:
“- Eu só trabalho aqui...”
E é assim que realmente se sentem. Não vêm a hora em que o expediente acabe para ir embora. Não se interessam por nada, pois que não sabem sequer pelo quê deveriam se interessar. Ficam como verdadeiros autômatos que no final do dia vão para casa e no final do mês recebem um salário.
E aí o patrão reclama, a patroa reclama dizendo: “Não se faz mais empregados como antigamente...”. A verdade é que antigamente as pessoas sabiam mais sobre a empresa, sobre a loja em que trabalhavam, os produtos eram em menor número, os concorrentes também. Hoje o número de concorrentes, produtos, marcas, fornecedores é imenso. Tudo mudou!
Sempre ouço que os funcionários de hoje não são comprometidos com a empresa, com a loja e nem mesmo com o cliente. Muitas vezes isso é realmente verdade. Há funcionários ruins mesmo. Mas por que são tão ruins? Será só má vontade? Muitas vezes os patrões inferem que os subordinados saibam as mesmas coisas que eles patrões sabem. Isso é um grande erro. O patrão, o lojista, o empresário, o dono ou dona, tem contatos o dia todo que seus funcionários não têm. Têm um nível e gama de informação que seus funcionários não têm. Sem comunicar constantemente essas informações, visão de futuro, etc., aos seus funcionários, como exigir que eles se comprometam?
Para que seus funcionários sejam realmente comprometidos é preciso que sejam treinados, treinados e treinados. Do contrário você terá em sua empresa um time que “só trabalha lá” e que dará a seus clientes “momentos trágicos” ao    invés de “momentos mágicos”.
Pense nisto. Sucesso!
Luiz Almeida Marins
A SUA ROUPA FALA?
Assim como nosso comportamento, nossas atitudes e nosso corpo, a nossa roupa também fala. Ela comunica às pessoas com quem convivemos, negociamos e trabalhamos no dia-a-dia, muitos aspectos da nossa personalidade.
As escolhas que fazemos por determinadas peças, combinações de cores e acessórios revelam, às vezes muito mais do que gostaríamos, muita coisa a nosso respeito.
A roupa pode ser uma grande aliada na conquista de sucesso pessoal, social e profissional, mas também pode levar à perda irremediável de oportunidades.
O primeiro aspecto importante que uma roupa deixa claro para as outras pessoas é o de sermos ou não asseados. Quando aparecemos usando roupas com manchas, golas amareladas ou de tecidos que cheiram mal, fica claro que não prestamos atenção a nossa higiene básica diária.
Pessoas desleixadas e pouco atentas aos detalhes de um conjunto bem estruturado costumam não observar colarinhos e punhos puídos, golas mal cortadas, zíperes mal fechados, cintos com o com o couro desgastado e sapatos com aspecto velho. Bolsas e pastas também se incluem neste quesito.
Demonstra falta de senso de propriedade, colocação, traquejo e preparo a escolha por um traje inadequado para determinada ocasião. Cansamos de ver no ambiente empresarial mulheres vestindo roupas colantes, fendas, decotes, transparências e saias muito curtas. Conseqüência: acabam passando uma imagem vulgar.
Os homens escorregam nesse aspecto quando, em nome da comodidade, se recusam a usar paletó e gravata em visitas a clientes, casamentos, funerais, solenidades oficiais e outros acontecimentos que exigem mais apuro no vestir. Em muitas empresas, é comum aparecer esse personagem destoante...
Desafina também quem desconhece ou despreza as regras protocolares no que diz respeito aos trajes. Elas foram criadas para que a roupa não fira as suscetibilidades, visando a uma homogeneidade entre os convidados de determinada ocasião.
Quando um convite menciona "Traje a Rigor" significa a imposição de roupa semelhança para todos os convidados. Sob pena de fazer uma má figura e criar até constrangimento aos demais presentes, não tenha dúvida: seja humilde e se curve às regras.
Como diz Fernando de Barros no livro Elegância:
"Como os brasileiros não estão isolados e a etiqueta é regida por regras tradicionais, é conveniente estar por dentro delas para que não se cometam gafes. Os Estados Unidos, que todos consideram um país moderno, que dispensa a etiqueta, é, na verdade, um dos que mais se preocupam com ela. O Japão é o mestre da etiqueta. A Inglaterra é a pátria da etiqueta. Nos países árabes, a etiqueta é seguida com rigor absoluto. Ser elegante também é respeitar a etiqueta. É como andar pela direita no trânsito. Um ótimo meio de se passar incólume nos rigores da etiqueta é usar sempre como escudo a sobriedade, tanto na roupa quanto nos gestos. A aparência é sempre um ponto importante. As pessoas que cuidam dela sempre contam pontos a seu favor. A sociedade exige que todos se vistam de acordo com as posições que ocupam. É sempre encarado como ato de rebeldia quebrar uma regra. Mesmo os mais audaciosos devem se curvar às exigências da etiqueta."
Portanto, se você quiser ser realmente elegante, adote um estilo próprio que combine com a sua personalidade, tipo físico e idade, e jamais perca de vista o princípio básico do bem viver:
Busque o equilíbrio!
Seja muito bem vindo ao PROGRAMA QUALIFICA CIDADÃO. Aproveite ao máximo este CD, pois colocamos nele dicas valiosíssimas para sua carreira.
Nossa meta é qualificar você para iniciar sua carreira, se recolocar no mercado de trabalho ou ampliar os horizontes da sua carreira contribuindo para o seu crescimento profissional através da única coisa que ninguém pode tirar de você:

O CONHECIMENTO

Esse manual visa te ajudar a tirar um maior proveito de seu treinamento e dos benefícios concedidos pelo programa.
No verso deste manual você encontrará um formulário de currículo, o qual deverá preencher e entregar o quanto antes para que possamos cadastrar você no banco de currículos. Lembre-se que esse currículo ainda será muito bem recheado com as formações que você fará a partir de agora, portanto sempre atualize seus dados conosco para sabermos exatamente como está sua carreira e possamos encaminhar seus dados para as vagas.

Os cursos oferecidos

Os treinamentos disponibilizados pelo programa foram escolhidos por serem de grande procura das empresas e em áreas de franca expansão do mercado. O participante pode escolher entre todos os cursos disponíveis para cursar no período de duração da sua bolsa, e caso identifique a necessidade de trocar de treinamento, pode fazê-lo a qualquer momento.

Encaminhamento para as Vagas

O participante terá acesso às vagas em aberto pelos parceiros do projeto via quadro de avisos, e-mail ou telefone. O mesmo poderá também a qualquer tempo obter o contato das agências de emprego conveniadas, afim de que possa cadastrar seu currículo nas mesmas e se candidatar às vagas em aberto nas mesmas. A instrução do programa é que isso ocorra, pelo menos, a partir da metade do primeiro curso, para que a formação que o aluno está cursando possa ser inserida no currículo e aumente suas chances de colocação.

Staff Center

O aluno terá a sua disposição o serviço de Staff Center que o auxiliará na criação de seu currículo, dará dicas para entrevistas e aplicará um Teste de Perfil Profissional para que o participante se enquadre melhor nas vagas que disputar. Essa assessoria pode ser marcada em dias e horários pré-agendados de acordo com a disponibilidade da unidade em que o aluno estudar.

Aproveitamento do Participante

Para que seja validada a bolsa mensalmente e liberado o acesso às vagas, bem como a manutenção da bolsa, o participante deverá manter sua frequência às aulas em pelo menos 80% e obter a nota mínima de 7,0 nas avaliações, bem como manter em dia suas obrigações financeiras.

Duração da Bolsa

A duração total da bolsa é de 2 anos a contar da primeira matrícula do participante. Isso dá ao mesmo o direito de ao término de cada curso, iniciar outro, desde que haja tempo hábil para terminá-lo e o próximo curso escolhido seja subsidiado pelo programa. Da mesma forma, o participante pode abrir mão de sua bolsa sem nenhum ônus ao término de algum curso. Caso o desligamento ocorra durante algum treinamento, o participante fica responsável pelo pagamento de 01 (uma) parcela vigente a título de aviso prévio de desligamento, podendo o participante cursar ou não aquele mês.
Como se comportar na Entrevista
De acordo com alguns especialistas em consultoria de Recursos Humanos, esse é um momento decisivo para o candidato mostrar suas qualidades e ser escolhido para ocupar a vaga oferecida; mas, todo cuidado é pouco, pois na ânsia de se obter resultados positivos, o (a) candidato (a) pode se "atrapalhar". Conforme Matilde Berna (gerente da Right Saad Consultoria em RH), em primeiro lugar, o (a) candidato (a) deve se preparar para responder objetivamente quem ele (a) é, o que já fez profissionalmente, seus resultados, suas maiores realizações, como era seu relacionamento com colegas de trabalho, por que se candidatou à vaga oferecida e o que tem para oferecer para a empresa.
"Durante toda a entrevista é fundamental adotar uma postura positiva e saber demonstrar para o(a) entrevistador (a) que você é uma pessoa interessada, que tem capacidade de organizar, planejar e pensar à frente. Portanto, quanto mais detalhes você souber sobre a empresa e o cargo oferecido, maior será a capacidade de responder às perguntas e se mostrar adequado para ocupar a vaga". (BERNA, 2004, p. 24)
Dependendo da empresa, é interessante descobrir quantos funcionários ela tem, quais são os negócios que ela desenvolve, que produtos ou serviços são ofertados e se a empresa faz parte de algum grupo comercial. Ao ser chamado (a) para uma entrevista, o (a) candidato (a) deve confirmar o dia, o local, o nome e o cargo da pessoa que vai entrevistá-lo(a). Também deve levar consigo um Currículo e lê-lo atentamente para ter claro tudo o que foi escrito, pois desta forma, evitará surpresas, como algo que escreveu e não se lembra.
"No dia marcado, se vista de forma adequada para causar boa impressão; e jamais chegue atrasado (a). Quando for apresentado (a) ao entrevistador (a) cumprimente-o (a) firmemente e com educação. Olhe-o (a) nos olhos e sorria, não fique inquieto (a) na cadeira. Adote uma postura natural e gesticule naturalmente enquanto conversa. É muito importante responder às perguntas de forma clara, objetiva e pausadamente. Não tente responder algo que você não saiba, pois, nestes casos, o mais indicado é pedir educadamente ao entrevistador para esclarecer melhor a questão" (BERNA, 2004, p. 25)
Ao terminar a entrevista deve-se deixar uma boa impressão, agradecendo ao entrevistador por tê-lo (a) recebido e demonstrando que está animado (a) com a possibilidade de trabalhar n'aquela empresa. E, finalmente, deve-se apertar sua mão com firmeza.
Perguntas Mais Freqüentes
Qualquer entrevista – por mais descontraída que seja – é um teste da caráter psicológico que visa avaliar o poder de observação, conclusão e até de compreensão do candidato. Além das respostas, o(a) entrevistador(a) observa os gestos, a entonação, as pausas e – principalmente - o olhar do(a) candidato(a). E, nesse contexto, algumas perguntas tornaram-se comuns e podem ser feitas para qualquer tipo de candidato ou vaga:
  • "Quem é você?. Fale-me sobre a sua vida, profissão e família" – Diga apenas aquilo que for relevante; seu nome, idade, formação acadêmica, cite as empresas que trabalhou (ou se está buscando seu 1º emprego). Quanto à vida familiar, resuma-a.. Solteiro (a), casado (a), número de filhos, etc;
  • "O que o (a) levou a procurar esta vaga?" – Jamais diga que, pelo fato de estar desempregado, está aceitando qualquer coisa. Mostre interesse e que você tem plano de desenvolvimento pessoal;
  • "Por que deveríamos contratá-lo( a)?" – Fale de seus pontos fortes - sem passar a imagem de presunçoso (a) - e de como você pode contribuir para o trabalho proposto;
O que Você Pode Perguntar ao Entrevistador?
No final da entrevista – principalmente quando o desempenho é bom – o (a) entrevistador (a) pode indagar se o (a) candidato (a) deseja fazer algumas perguntas e, caso ele não tenha esclarecido tudo que o (a) candidato (a) gostaria de saber, deve-se aproveitar para questionar tudo quanto for relevante.
Neste caso, ajudará muito se o (a) candidato (a) pesquisou sobre a organização – principalmente sobre a vaga à qual está se candidatando – pois tendo claro seus objetivos de carreira, o (a) candidato (a) pode, antes da entrevista, preparar um roteiro de todas as informações que gostaria de obter. Caso, durante a entrevista, o(a) entrevistador(a) não tenha respondido todas as duvidas do (a) candidato (a), aí ele(a) poderá fazer as perguntas necessárias, tais como:
  • A empresa oferece oportunidade de treinamento?
  • O que a empresa espera desse cargo?
  • Quais serão as responsabilidades do cargo?
  • A quem irei me subordinar?
  • Existem planos de carreira na empresa?
  • A empresa tem planos de crescimento? Em quanto tempo?
OBSERVAÇÃO: Normalmente, durante a entrevista, o (a) candidato (a) já foi informado do valor do salário, dos benefícios (vale alimentação, transporte, plano de saúde, etc.) que são oferecidos pela empresa. Mas, se isso não ocorreu, o (a) candidato (a) deve confirmar esses itens, sem se aprofundar muito na questão.
Importantes "Dicas" Para Serem Observadas Durante a Entrevista.
a) Tiques Nervosos:é um mau sinal para o entrevistador se:
  • Lhes der um aperto de mão do tipo "molenga";
  • Desabar na cadeira, ou ficar se remexendo sem parar durante a entrevista;
  • Ficar continuamente evitando o olhar do entrevistador;
  • Estalar os dedos, esfregando as mãos ou brincando com os cabelos.
b) Falta de autoconfiança: é um mau sinal para o entrevistador se:
  • Demonstra ser constante e extremamente autocrítico;
  • Subestimar suas realizações ou habilidades;
  • Falar tão baixo que mal possam escutá-lo(a);
  • Responder monossilabicamente às perguntas;
  • Interrompê-los constantemente;Hesitar nas respostas.
c) Consideração com as demais pessoas: é um mau sinal para o entrevistador se:
  • Demonstrar descortesia com recepcionistas, secretárias ou garçons;
  • Emitir opiniões demasiadamente críticas a respeito de seu(s) ex-patrão(ões) ou ex-colegas de trabalho;
  • Esquecer-se de agradecer pela entrevista, ao sair.
d) Seus valores: é um péssimo sinal para o entrevistador se ele constatar em você:
  • Qualquer indício de desonestidade (ou mentira) em seu currículo, ou durante a entrevista;
  • Qualquer indício de irresponsabilidade, ou tendência a fazer trapalhadas;
  • Qualquer indício de arrogância ou excesso de agressividade;
  • Qualquer indício de impontualidade ou do hábito de não cumprir compromissos;
  • Qualquer indício do costume de descumprir ordens ou desobedecer as regras;
  • Qualquer indício de que você seja do tipo que está sempre reclamando ou jogando a culpa nos outros;
  • Qualquer indício de falta de entusiasmo pela organização ou pelo que está tentando executar;
  • Qualquer indício de instabilidade ou reações inapropriadas;
  • Outros tipos de problemas relacionados a seus valores, tais como: quais as coisas que o(a) influenciam (ou não) no escritório; o que está (ou não) disposto a sacrificar para conseguir esse emprego; seu grau de entusiasmo pelo novo trabalho.
Desenvolvimento Profissional
Marketing Pessoal
Processo Seletivo
Liderança
Motivacional
DICAS DE BILL GATES
Para qualquer pessoa com filhos de qualquer idade ou qualquer pessoa que já foi criança, aqui estão alguns conselhos de Bill Gates em uma conferência de uma escola secundária sobre 11 coisas que estudantes não aprenderiam na escola. Ele fala sobre como a política do “ sentir-se bem” tem criado uma geração de crianças sem conceito da realidade e como esta política tem levado as pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola. (Não é à-toa que ele é um dos homens mais bem sucedidos e ricos do mundo).
Regra 1: A vida não é fácil – acostume-se com isso.
Regra 2: O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.
Regra 3 : Você não ganhará US$ 40,000 por ano assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.
Regra 4: Se você acha seu professor rude, espere até que ter um chefe. Ele não terá pena de você.
Regra 5: Fritar hambúrgueres não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso – eles chamam de oportunidade.
Regra 6: Se você fracassar, não é culpa de seus pais, então não lamente seus erros, aprenda com eles.
Regra 7: Antes de você nascer seus pais não eram tão chatos como agora. Eles só ficaram assim por pagarem as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você falar o quanto você mesmo era legal. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.
Regra 8: Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real.
Regra 9: A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre verões livres e é pouco provável que outros empregados lhe ajudarão a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
Regra 10: Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a cafeteira e ir trabalhar.
Regra 11: Seja legal com os “Nerds”. Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles.
Atitudes que prejudicam o Marketing Pessoal
Marketing Pessoal também é comportamento
Mas não é somente a aparência que pode prejudicar o profissional. Normalmente, as pessoas que praticam marketing pessoal precisam tomar certos cuidados com a maneira como se comportam, uma vez que um simples gesto pode eliminá-lo de um processo seletivo. Inês Perna, consultora sênior da Divisão Case Consultores do Grupo Catho, afirma que várias atitudes podem prejudicar um profissional em situações formais como reuniões, entrevistas de emprego, almoços e jantares de negócios. Algumas delas são:
  • não estar adequadamente vestido com a formalidade que a situação exige
  • mascar chiclete
  • falar sem olhar nos olhos do interlocutor
  • ser arrogante e autoritário
  • falar demais
  • demonstrar ansiedade
  • consumir bebidas alcoólicas durante jantares e almoços
  • fumar
  • chegar atrasado
  • falar mal de ex-empregadores
  • assediar o entrevistador
  • invadir o espaço do entrevistador com palavras ou gestos
  • colocar objetos na mesa do entrevistador
  • não desligar o telefone celular ou atendê-lo durante a entrevista
A acne, a obesidade e o mau hálito são fatores que também influenciam no marketing pessoal, mas de acordo com Inês Perna, alguns deles podem ser controlados. "Pessoas com mau hálito devem chupar uma bala minutos antes destas ocasiões para disfarçar o problema. Evitar comer alho e cebola antes de encontros formais também é uma boa dica", ensina a consultora sênior. (leia também o artigo Dificuldade de comunicação ou desculpa para o mau hálito, edição 28 do jornal Carreira & Sucesso).
O implantodontista doutor Sérgio Marques de Lima Neves vai mais longe, e explica que o mau hálito pode ser causado por patologias bucais como cárie, doenças periodontais (na gengiva) ou até por problemas estomacais e fumo. Para resolver o mau hálito proveniente destes problemas, além de fazer um tratamento periódico, o dentista recomenda uma boa higienização. "Aconselho fazer uma boa escovação nos tecidos duros e moles da cavidade bucal, como dentes, língua, gengiva, bochecha e céu da boca".
O consultor Rogério Martins afirma que estes fatores podem prejudicar, e muito, o marketing pessoal, principalmente se a pessoa não dobrar a atenção com outros cuidados. Inês Perna complementa, alertando que a acne não interfere em alguns processos seletivos, mas já a obesidade pode ser fator eliminatório para vagas que exigem uma ótima apresentação. "Dificilmente uma empresa contrata um obeso, pois ainda existe um preconceito de que as pessoas obesas são mais lentas, transpiram muito e as roupas não ficam elegantes."
ATITUDES QUE NÃO PREJUDICAM O MARKETING PESSOAL
Os profissionais interessados em colocar em prática o seu marketing pessoal devem levar em consideração alguns aspectos. É importante mostrar por meio da aparência física o conjunto profissional + marketing pessoal = competência, experiência e aparência.
O consultor Rogério Martins afirma que uma boa estratégia de marketing pessoal vai desde pequenos atos cotidianos como uma saudação, um aperto de mão, um sorriso e até a elaboração de um plano de marketing pessoal com metas definidas, conforme os objetivos de cada pessoa.
"A abordagem que utilizo é humanista, ou seja, de nada adianta vestir uma boa roupa se não tiver etiqueta a mesa" afirma. Levando em consideração que esta prática é uma mescla de diversas ações, "tanto pessoais, quanto técnicas", complementa.
Outro fator de grande importância é o conhecimento. O profissional precisa estar sempre muito bem informado, principalmente sobre o assunto em pauta, no caso de uma reunião ou encontro de negócio. "Quanto mais informação souber sobre a reunião e os participantes, melhor", orienta. Durante estes encontros, é essencial estar sempre atento a todos os acontecimentos e agir com naturalidade.
O marketing pessoal é a apresentação da sua imagem, o seu cartão de visitas, por isso a importância da aparência. "Conhecer a opinião de especialistas em moda e se atualizar com freqüência sobre o assunto é uma das estratégias de sucesso de quem pratica o marketing pessoal", ressalta Rogério. E dá uma dica importante neste quesito: "Na dúvida, utilize roupas clássicas, pois a possibilidade de erro é menor".
Fonte: Jornal Carreira & Sucesso
10 DICAS PARA UM JOVEM VENCEDOR
  1. Escolha seus amigos
  2. Estude. Lembre-se que vencerão somente os melhores
  3. Procure ouvir a experiência dos mais velhos
  4. Cuide de sua saúde;
  5. Encha o seu tempo. Não fique desocupado
  6. Aprenda inglês e espanhol
  7. Aprenda computação
  8. Divirta-se. Seja uma pessoa alegre. Sorria!
  9. Seja "polido" e "educado"
  10. Resista a tentação às drogas e maneiras fáceis (e falsas) de ser feliz.
Fonte: Luiz Marins, Ph. D.

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