Escrever bem é saber expressar ideias claras, rápida e persuasivamente. Uma boa redação revela capacidade de raciocínio e esforço pessoal-mesmo para aqueles que têm mais facilidade.
Essas dicas são oferecidas esperando que, com elas, sua autobiografia seja escrita com muitas páginas de sucesso.
1. Tenha sempre em mente que o tempo do leitor é limitado
O que você escreve deve ser entendido na primeira leitura
Se você quiser que seu trabalho seja lido e analisado por seus superiores, seja breve. Quanto menor o texto, maior a chance de ser lido por eles. Durante a Segunda Guerra Mundial, nenhum documento com mais de uma página chegava à mesa de Churchill.
2. Saiba aonde você quer chegar
Antes de redigir, faça um esboço, listando e organizando suas idéias e argumentos. Ele lhe ajudará a não se desviar da questão central. Comece parágrafos importantes com sentenças-chaves, que indiquem o que virá em seguida. Conclua com parágrafo resumido.
3. Torne a leitura fácil e agradável
Os parágrafos e sentenças curtos são mais fáceis de ler do que os longos. Mande telegrama, não romances e enumere os pontos principais.
4. Seja direto
Sempre que possível, use a voz ativa
Por exemplo:
Voz Passiva - “Estamos preocupados com que nosso projeto não seja aprovado, o que poderia afetar negativamente nossa fatia de mercado”.
Voz Ativa - Acreditamos que esse projeto seja necessário para manter nossa fatia de mercado.
5. Evite “clichês”
Use suas próprias palavras
6. Evite o uso de advérbios vagos
7. Use uma linguagem simples e direta
Evite o jargão técnico e prefira as palavras conhecidas. Não esnobe o seu Português.
8. Ache a palavra certa
Use palavras de que você conheça exatamente o significado. Aprenda a consultar o dicionário para evitar confusões. Palavras mal-empregadas são detectadas por um bom leitor e depõem contra você.
9. Não cometa erros de ortografia
Em caso de dúvida, consulte o dicionário ou peça a alguém que revise seu trabalho. Uma redação incorreta pode indicar negligência de sua parte e impressionar mal o leitor.
10. Não exagere na elaboração da mensagem
Escreva somente o necessário, procurando condensar a informação. Seja sucinto sem excluir nenhum ponto chave.
11. Ataque o problema
Diga o que você pensa sem rodeios. Escreva com simplicidade, naturalidade e confiança.
12. Evite palavras desnecessárias
Escreva o essencial. Revise e simplifique
Não Escreva Escreva
Plano de ação plano Plano
Fazer um debate Debater
Estudar em profundidade Estudar
13. Evite abreviações, siglas e símbolos
O leitor pode não conhecê-las
14. Não se contente com o primeiro rascunho
Reescreva: Revise. Acima de tudo, corte, faça uma pausa, entre o primeiro e o segundo rascunho, de pelo menos uma noite.
Volte a ele com um olhar crítico e imparcial.
15. Peça a um colega que revise seus trabalhos mais importantes.
Dê total liberdade para comentários e sugestões.
FONTE : Agenda 2011 (Dicas Tillibra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário