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segunda-feira, 18 de julho de 2011

DICA PARA UMA BOA REDAÇÃO

         Escrever bem é saber expressar ideias claras, rápida e persuasivamente. Uma boa redação revela capacidade de raciocínio e esforço pessoal-mesmo para aqueles que têm mais facilidade.

         Essas dicas são oferecidas esperando que, com elas, sua autobiografia seja escrita com muitas páginas de sucesso.

1. Tenha sempre em mente que o tempo do leitor é limitado

      O que você escreve deve ser entendido na primeira leitura

     Se você quiser que seu trabalho seja lido e analisado por seus superiores, seja breve. Quanto menor o texto, maior a chance de ser lido por eles. Durante a Segunda Guerra Mundial, nenhum documento com mais de uma página chegava à mesa de Churchill.

2. Saiba aonde você quer chegar

      Antes de redigir, faça um esboço, listando e organizando suas idéias e argumentos. Ele lhe ajudará a não se desviar da questão central. Comece parágrafos importantes com sentenças-chaves, que indiquem o que virá em seguida. Conclua com parágrafo resumido.

3. Torne a leitura fácil e agradável

      Os parágrafos e sentenças curtos são mais fáceis de ler do que os longos. Mande telegrama, não romances e enumere os pontos principais.

4. Seja direto

      Sempre que possível, use a voz ativa

Por exemplo:

Voz Passiva - “Estamos preocupados com que nosso projeto não seja aprovado, o que poderia afetar negativamente nossa fatia de mercado”.

Voz Ativa - Acreditamos que esse projeto seja necessário para manter nossa fatia de mercado.

5. Evite “clichês”

      Use suas próprias palavras

6. Evite o uso de advérbios vagos

7. Use uma linguagem simples e direta

     Evite o jargão técnico e prefira as palavras conhecidas. Não esnobe o seu Português.

8. Ache a palavra certa

     Use palavras de que você conheça exatamente o significado. Aprenda a consultar o dicionário para evitar confusões. Palavras mal-empregadas são detectadas por um bom leitor e depõem contra você.

9. Não cometa erros de ortografia

      Em caso de dúvida, consulte o dicionário ou peça a alguém que revise seu trabalho. Uma redação incorreta pode indicar negligência de sua parte e impressionar mal o leitor.

10. Não exagere na elaboração da mensagem

       Escreva somente o necessário, procurando condensar a informação. Seja sucinto sem excluir nenhum ponto chave.

11. Ataque o problema

        Diga o que você pensa sem rodeios. Escreva com simplicidade, naturalidade e confiança.

12. Evite palavras desnecessárias

      Escreva o essencial. Revise e simplifique

Não Escreva                                       Escreva

Plano de ação plano                            Plano

Fazer um debate                                 Debater

Estudar em profundidade                     Estudar

13. Evite abreviações, siglas e símbolos

   O leitor pode não conhecê-las

14. Não se contente com o primeiro rascunho

      Reescreva: Revise. Acima de tudo, corte, faça uma pausa, entre o primeiro e o segundo rascunho, de pelo menos uma noite.

Volte a ele com um olhar crítico e imparcial.

15. Peça a um colega que revise seus trabalhos mais importantes.

      Dê total liberdade para comentários e sugestões.

FONTE : Agenda 2011 (Dicas Tillibra)



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